terça-feira, 15 de maio de 2018

A Cara da Democracia no Brasil Satisfação com a democracia e conjuntura política no Brasil

A pesquisa “A Cara da Democracia no Brasil” é um dos eixos que articulam a investigação sobre representação, participação e opinião pública no âmbito do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

Pesquisa no LINK PESQUISA

 Os últimos anos vêm mostrando mudanças importantes no comportamento, nas atitudes e nos valores dos cidadãos brasileiros com relação à democracia e a seu funcionamento no País. Alguns pontos merecem destaque: a relação com o sistema representativo aponta déficits muito significativos que se expressam no baixo grau de confiança e de avaliação das instituições, na recusa da política, dos partidos e dos políticos, constituindo percepções negativas que afetam a legitimidade do sistema.

No âmbito da participação, novas formas de ativismo passaram a compor os modos de organização e de mobilização, traduzindo as mudanças estruturais da política na era das novas tecnologias de comunicação. O estudo dos posicionamentos e dos julgamentos sobre o sistema político e a avaliação de seu impacto sobre a adesão à democracia, assim como a identificação de atitudes com relação aos valores da vida democrática são alguns dos pontos dessa pesquisa. A amostra representa a população brasileira eleitora de 16 anos ou mais de idade. 

Foram realizadas 2500 entrevistas em todos os estados do Brasil. O campo foi realizado entre 15 e 23 de março de 2018. A amostra foi selecionada em três estágios: No primeiro estágio, foram selecionados probabilisticamente os municípios através do método PPT (probabilidade proporcional ao tamanho) tomando como base o número de eleitores de cada município. 

A amostra foi estratificada pelos estados brasileiros. Foram selecionados 179 municípios. No segundo estágio, foram selecionados aleatoriamente os setores censitários dentro de cada município. No terceiro estágio, a seleção do entrevistado dentro de cada domicílio. Esta seleção foi feita através de cotas de sexo, idade, escolaridade e de renda familiar. 

A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.

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